Instagram E-mail Vimeo Twitter Facebook

logo

Fabrizio Montecchi ministra oficina de sombras em Salvador
15 de Julho de 2016

Este post foi escrito por Tatiana Mendonça

O diretor é um dos grandes nomes do teatro de sombras na atualidade. Foto: Divulgação Teatro Gioco Vita

Até o dia 5 de agosto estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro de Sombras contemporâneo, ministrada pelo italiano Fabrizio Montecchi, diretor de prestígio internacional e encenador do Teatro Gioco Vita, uma das maiores companhias de teatro de sombras da atualidade.

A oficina acontece entre os dias 24 e 29 de agosto, no Teatro SESC Pelourinho, e é promovida pel’A RODA Teatro de Bonecos. O grupo batalhou durante quatro anos pela vinda de Montechhi para Salvador.  É a primeira vez que o diretor virá ao Nordeste.

Para Montecchi, há no Brasil um sentimento especial com o teatro de sombras, que ele chama de “forma teatral original”.  “Sempre que estive no país senti um interesse real, profundamente enraizado com esta linguagem de cena, que apesar de seu arcaísmo, sabe interpretar o mundo contemporâneo”.

Ele está animado com a oportunidade de aprofundar e entender melhor o fascínio dos artistas e do público brasileiro por esta arte.  “Empreendo com muita vontade e curiosidade esta experiência baiana, na certeza de que vou encontrar artistas maravilhosos, cheios de energia e com um grande desejo de descobrir e tentar experimentar o teatro de sombras contemporâneo”.

Espetáculo Sogno di una notte di mezz’estate. Foto: Divulgação Teatro Gioco Vita

Qualquer pessoa interessada em teatro de sombras e maior de 18 anos pode participar, mas é pré-requisito essencial ter disponibilidade nos dois turnos durante os cinco dias de oficina. A ideia é aprender na prática. Das nove aulas da programação, apenas duas são teóricas. Quem não entende nada de italiano não precisa se intimidar, já que haverá tradução simultânea para o português.

A ficha de inscrição está disponível no link http://goo.gl/forms/lx6tMB7vtitpo8pb2. No formulário, os candidatos devem enviar uma carta de intenção e currículo. Os selecionados serão contatados por e-mail até o dia 10 de agosto. O investimento é de R$ 60 (o valor inclui os materiais utilizados durante a oficina).

A atividade é patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e integra a segunda edição do projeto Madeira Viva, contemplado no edital de apoio a grupos e coletivos culturais de 2014. Os dois principais eixos do projeto são o intercâmbio cultural e a formação de novos artistas.

Entre os dias 16 de maio e 4 de junho deste ano, os diretores d’ A RODA, Olga Gómez e Marcus Sampaio, estiveram na Itália participando da Oficina Internacional de Teatro de Sombras oferecida pelo TGV. Agora, é a vez de Montecchi vir a Salvador compartilhar seus conhecimentos com o público baiano e com os seis integrantes do programa de estágio mantido pela companhia.  “Entrar em contato com os conceitos e ideias de Fabrizio, longamente refletidas e testadas, será sem dúvida uma valiosa experiência para os participantes”, afirma Olga.

25. La manipolazione 2

Fabrizio em um dos seus workshops internacionais. Foto: Divulgação Teatro Gioco Vita

>> PROGRAMAÇÃO

Dia 24/08 (quarta-feira)

(10.00 – 13.00) O escuro, a luz e a sombra (a terra obscura) – A sombra (o corpo fino) – aula prática.

(14.30 – 18.00) A sombra (escondeu-se atrás da cortina) – aula prática.

Dia 25/08 (quinta-feira)

(09.00 – 12.30) A sombra (o simulacro) – aula prática.

(14.00 – 18.00) Os elementos básicos do teatro de sombras: a luz, a tela – aula prática.

Dia 26/08 (sexta-feira)

(09.00 – 12.30) Os elementos básicos do teatro de sombras: as figuras de sombra e o corpo-objeto  – aula prática.

(14.00 – 18.00) Confecção de figuras de sombra – aula prática. A história do teatro de sombras tradicional – aula teórica com video.

Dia 27/08 (sábado)

(10.00 – 12.30) Confecção de figuras de sombra – aula prática.

(14.00 – 18.00) Confecção de figuras de sombra – aula prática. Linguagem da manipulação.

Dia 28/08 (domingo)

Dia livre

Dia 29/08 (segunda-feira)

(09.00 – 13.00) A experiência “Teatro Gioco Vita” – aula teórica com vídeo. Conclusão.

 

>> SOBRE FABRIZIO MONTECCHI 

Fabrizio Montecchi é diretor artístico do grupo italiano Teatro Gioco Vita (TGV), referência mundial em teatro de animação. Nascido em 1960, estudou artes visuais e arquitetura. Integra o TGV desde 1977 e em 1985 dirigiu seu primeiro espetáculo na companhia. Outra frente de atuação do artista são os workshops ministrados em vários países. Ele é professor de Teatro de Sombra na ESNAM de Charleville-Mézières, na França, e em 2013 foipremiado por seu trabalho de formação realizado na escola. O diretor também faz parcerias com grupos de teatro internacionais, como o Dockteatern Tittut de Estocolmo, na Suécia, e o  Children’s Theatre Company, nos Estados Unidos.

 

>> SERVIÇO

Oficina de Teatro de Sombras contemporâneo com o diretor italiano Fabrizio Montechi, do Teatro Gioco Vita

Quando: De 24 a 29/08 de 2016

Onde: Teatro SESC Pelourinho, Salvador – Bahia

Inscrições: De 01/7 a 05/8/2016 pelo link http://goo.gl/forms/lx6tMB7vtitpo8pb2

Investimento: R$ 60 (o valor inclui o material utilizado durante o curso)

Vagas disponíveis: 18 (para participar, é preciso ser maior de 18 anos)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




MENU