Este post foi escrito por Marcus Sampaio
A Oficina de Bonecos, mais uma atividade da Companhia A RODA fomentada pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, do Governo Federal, foi encerrada ontem, dia 03 de novembro, no Museu de Arte da Bahia – MAB. Com 21 participantes, a oficina, ministrada pela artista visual Olga Gómez, teve o objetivo de ensinar a construir os bonecos de luva, também chamados de fantoches ou mamulengos, objetos difundidos pelo teatro de animação e que fazem parte do imaginário popular brasileiro. Foi a primeira vez que a Companhia A RODA compartilhou os segredos dos mecanismos dos seus bonecos, uma vez que as oficinas já realizadas foram de animação e manipulação, mas nunca de construção de bonecos.
A atividade começou no último dia 12 de outubro e teve carga horária de 40 horas, divididas em cinco encontros, sempre nos finais de semana. No primeiro encontro, os participantes conheceram as principais técnicas de animação e puderam experimentar bonecos de diversas procedências, além de ter contato com livros e outras referências que compõem o arquivo da companhia. As intenções foram a de despertar a imaginação dos alunos para os vários aspectos que envolvem a criação de uma personagem e a de fazer perceber como a escolha da técnica de animação determina a articulação do boneco a ser construído.
No segundo encontro, cada participante começou a desenvolver o seu projeto de boneco de luva, começando pela realização de desenhos e planos que ajudariam na criação e na construção da cabeça e das mãos feitas em madeira. O terceiro encontrofoi dedicado ao trabalho com madeira, com dicas de como esculpir mãos e cabeças. A partir de um modelo escolhido, foram feitas demonstrações para encontrar as melhores soluções para as articulações e mecanismos. O desafio era planejar um boneco que funcionasse não apenas do ponto de vista estético, mas, também, que fosse bem articulado e que pudesse ser eficientemente animado.
Já no quarto encontro, os alunos aprenderam a vestir o seu boneco de luva e a construir um figurino condizente com as características da personagem. Foram apresentadas estruturas de pano com base na pesquisa de fantoches chineses, realizada pela companhia A RODA. Por fim, no quinto encontro, os participantes se dedicaram a movimentar sua criação. Olga Gómez apresentou as técnicas e os truques que dão vida e organicidade aos movimentos de um boneco de luva e, para finalizar a oficina, os alunos puderam improvisar uma cena com fantoches.