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Luiz e a Liberdade
A peça conta a história da infância e juventude de uma das personalidades negras mais notáveis do século XIX. O baiano Luiz Gama nasceu no ano de 1830 e com muita determinação e inteligência venceu os obstáculos da escravidão e lutou pela liberdade dos cativos. Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi feito escravo pelo próprio pai aos 10 anos. Inteligente e obstinado, Luiz tornou-se rábula (advogado que não possui formação acadêmica porém tem autorização para advogar), orador, jornalista e poeta. Aos 29 anos já era considerado “o maior abolicionista do Brasil”. A adaptação da companhia A RODA utiliza a técnica de animação de bonecos de luva.
Local e ano de estreia
Salvador, 2017
FICHA TÉCNICA
Direção Artística e Bonecos: Olga Gómez
Direção de produção: Marcus Sampaio
Diretor Assistente: Osvaldo Rosa
Assistência de Direção: Naiara Gramacho
Direção Musical: Naiara Gramacho, a partir de pesquisa sonora
de Elinaldo Nascimento
Argumento: Poemas de Myriam Fraga e trovas de Luiz Gama reunidos por Olga Gómez
Atores animadores/cantores: Naiara Gramacho, Bernardo Oliveira,
Janaína França e Isaac Ribeiro
Diálogos: criação coletiva a partir de improvisações
propostas durante a pesquisa teatral
Músicos: Elinaldo Nascimento, Naiara Gramacho e Isaac Ribeiro
Figurino dos bonecos: Olga Gómez com auxílio de Marcus Sampaio,
Marília Castilho e Luiza Sampaio
Produção executiva/camarim: Sandra Pires
Costureira: Rose Silva
Estrutura: Roberto Tosta Braga Jr. a partir de teatro criado por Joanne Bigham
Eletricista: Paulo Maurício
Desenho gráfico: Marcus Sampaio
Fotos: Márcio Lima
Assessoria de mídia: Tatiana Mendonça
Vídeos: Apus filmes
Gestão do Projeto Madeira Viva: Marcus Sampaio e Olga Gómez
Apoio Financeiro: FUNCEB edital de manutenção de grupos culturais 2014
O Pássaro do Sol
Adaptado da mitologia indígena brasileira pela escritora Myriam Fraga, O PÁSSARO DO SOL narra a história de um jovem que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A encenação ganha vida pelas mãos dos animadores que utilizam o teatro de sombras, antigo gênero de animação que tem na China uma das mais antigas tradições. As silhuetas usadas na peça foram recortadas em couro pela diretora da companhia Olga Gómez. Selecionado como “Melhor espetáculo Infantojuvenil” de 2010 pelo Prêmio Braskem de teatro, o espetáculo circulou pelo Brasil em 2015 fazendo parte do projeto Palco Giratório do SESC.
Local e ano de estreia
Salvador, 2010
FICHA TÉCNICA
Texto: Myriam Fraga
Direção, adaptação e bonecos: Olga Gómez
Coordenação, produção e desenho gráfico: Marcus Sampaio
Direção musical: Uibitu Smetak
Direção de cenas e narração: Osvaldo Rosa
Cenários: Fabio Pinheiro
Manipulação: Naiara Gramacho, Bernardo Oliveira, Ana Luiza Reis e Elinaldo Nascimento (elenco em 2015)
Projeto e execução de cenotecnia: Miniusina de Criação
Fotografias: Márcio Lima
Patrocínio: Prêmios Funarte e FUNCEB
Amor & Loucura
Não é de hoje a tentativa de explicar os mistérios do Amor. Foi a partir deste tema instigante que A Companhia A RODA ancorou sua pesquisa para desenvolver este trabalho. “AMOR & LOUCURA” fala do encontro dessas duas figuras e de como elas nunca mais se separaram. O espetáculo tomou como inspiração o argumento de origem mitológica da escritora renascentista Louise Labé no livro “Débat de Folie et d’Amour” também recontado por La Fontaine dentre outros autores.
Munidos de luvas e vestindo preto, os três atores manipuladores trabalham sobre uma estrutura circular de metal que faz alusão ao universo, tal qual uma esfera armilar. A concepção do grupo imprime ao tema elementos fantásticos que aliados à magia dos bonecos de madeira, aos trechos líricos narrados pela poetisa Myriam Fraga e à trilha composta por Uibitu Smetak convidam o público para uma experiência ente o real e o imaginário.
Local e ano de estreia
Salvador, 2006
FICHA TÉCNICA
Direção e bonecos: Olga Gómez
Poemas e voz: Myriam Fraga
Roteiro original: Companhia A RODA
Manipulação: Fabio Pinheiro, Marcus Sampaio e Stella Carrozzo
Cenografia e figurino: Fábio Pinheiro e Olga Gómez
Direção de cenas e preparação corporal: Rino Carvalho
Direção musical: Uibitu smetak
Iluminação: Irma Vidal
Produção e desenho gráfico: Marcus Sampaio
Fotos: Rejane Carneiro
Patrocínio: FUNARTE e FUNCEB respectivamente pelos prêmios Myriam Muniz e Montagem de Médio Porte
O Combate
O COMBATE aborda o mito de São Jorge e o Dragão e é a ampliação do projeto intimista Histórias da Caixa. As apresentações duram cerca de 20 minutos, são repetidas durante um período de três horas para um público médio de 20 pessoas por sessão. Convidado para participar do 5th Toy Theater Festival o grupo estreia em Nova Iorque a história deste personagem muito famoso de nome porém pouco conhecido a partir da sua raiz mitológica. A RODA oferece nesta montagem uma abordagem única a respeito do mito do herói que precisa convencer-se da sua própria sombra e dela retirar a força para vencer o dragão que coexiste dentro de si. Na tenda fechada em forma de um grande quadrado de 2,40m, os 4 manipuladores dão vida aos pequenos bonecos de cerca de 20 cm esculpidos em madeira.
Local e ano de estreia
Nova Iorque, 2000
FICHA TÉCNICA
Coord. Artística, Roteiro, Direção e bonecos: Olga Gómez
Direção Musical: João Omar (versão original) e Uibitu Smetak (adaptação)
Assessoria de iluminação: Irma Vidal
Produção: Olga Gómez e Marcus Sampaio
Fotos: Rejane Carneiro
Comunicação e desenho gráfico: Marcus Sampaio
A Cobra Morde o Rabo
A COBRA MORDE O RABO é a adaptação do grupo para a popular história de tradição oral “O Velho, o Menino e o Burro”, cujas versões remontam ao séc. XV e chegam até Monteiro Lobato. A partir de um pequeno folheto de cordel o espetáculo oferece música ao vivo, iluminação precisa e poucas palavras. A trupe de 5 animadores leva ao público um espetáculo com ritmo e estética bem peculiares e encanta a todos, crianças e adultos. A peça conquista em 1999 a categoria “Destaque” do Prêmio Copene de Teatro (atual Braskem).
Local e ano de estreia
Salvador, 1999
FICHA TÉCNICA
Criação, adaptação e direção: Companhia A RODA
Assessoria de dramaturgia: Nehle Franke
Coordenação, concepção e construção dos bonecos: Olga Gómez
Manipulação: Olga Gómez, Marcus Sampaio, Fabio Pinheiro, Stella Carrozzo e convidados
Direção Musical: João Omar
Desenho de Luz: Irma Vidal
Produção: Sergio Sobreira
Projeto do balcão: Naia Alban e Moacyr Gramacho
Figurino: Moacyr Gramacho
Projeto gráfico: Marcus Sampaio
Fotos: Rejane Carneiro
Patrocínio: SANAVE por meio do programa de incentivo à Cultura FazCultura Governo da Bahia
Histórias da Caixa
Inspiradas nas caixas óticas do século XVI o projeto HISTÓRIAS DA CAIXA é o resultado das primeiras pesquisas do grupo no âmbito do teatro de bonecos e datam de 1998. O teatrinho onde os espetáculos são apresentados assemelha-se as caixas dos antigos fotógrafos lambe-lambe. Acompanhados pela melodia de uma caixinha de música, as peças não usam palavras, tem duração de 2 a 3 minutos e acontecem apenas para um único espectador por vez.
Local e ano de estreia
Salvador, 1998
FICHA TÉCNICA
Direção e bonecos: Olga Gómez
Criação e adaptação das histórias: Olga Gómez e Marcus Sampaio